Você está na página:

Apresentação

 

Página inicial

Apresentação

Esclarecendo

Metodologia

MATERIAL DIDÁTICO

Quem somos

Minissérie em áudio

Diversos

 

Por se tratar de um Projeto Social, sem fins lucrativos, o conteúdo das aulas pode ser "baixado" por todos os interessados, a partir

 deste site.

 

Saiba como.

 

 

A preocupação de pais e educadores com a instrução dos filhos é, notadamente, algo que mais chama atenção nos dias de hoje. A corrida em busca da melhor escola particular e até da escola publica, já que as vagas nesta última são limitadas, tem sido permanente.

O estímulo ao domínio de um ou mais idiomas diferente da língua mater, a corrida a procura de novas tecnologias, o culto exacerbado à beleza, seja ela a do corpo, dos cabelos, das residências, dos carros, da arquitetura, dos designes gráficos, da combinação de cores, das técnicas de edição de imagens, é, hoje, a grande preocupação das famílias do mundo globalizado.

 Tudo isso teria lugar ao sol se combinado com o crescimento moral do ser humano. Um tempo seria disponibilizado para que, paralelo a estas buscas, se refletisse, permanentemente, questões como ética, justiça, disciplina, honestidade, solidariedade, verdade e outros valores semelhantes.

Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Muitas causas que afligem a humanidade estão na negação destes valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e consequentemente do social.

        A vivência de tais valores alicerça o caráter, e reflete-se na conduta como uma conquista espiritual da personalidade, mudando o ambiente no entorno do ser e dos seus semelhantes e, assim, mudando o mundo. Dessa conquista viriam, paulatinamente, a saúde mental, espiritual, emocional, física e financeira, equilibradas e integradas sem atropelo.

A idéia deste programa surgiu da necessidade de promover uma interlocução entre professores e alunos do Ensino Fundamental acerca dos valores humanos, na tentativa de possibilitar, mesmo que diminutamente, a formação de seres novos e renovados, contribuintes da construção de um mundo melhor com homens e mulheres mais conscientes do seu papel no planeta.

Por tudo isto, considero que a utilização deste programa poderá vir a ser fator de enriquecimento para aqueles que estejam preocupados e comprometidos em escrever a história do cidadão do novo mundo.

 

Maria do Socorro de Sousa Rodrigues

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará;

 mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará;

especialista em Planejamento Educacional pela

Universidade Salgado de Oliveira – RJ;

licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará.

 

 

Voltar ao topo da página